Por que o sifão é um dos itens mais importantes na reforma?

Por que o sifão é um dos itens mais importantes na reforma?

Você já deve ter entrado em um ambiente e sentido um cheiro terrível de esgoto, não é mesmo? Apesar de existem diversas razões para isso acontecer, é possível afirmar que – na maioria dos casos – há um problema com o sifão.

 

Quer entender o porquê? Continue lendo.

No momento da reforma ou construção, quase ninguém lembra dele, mas o sifão tem um papel primordial para a higiene e bem-estar de qualquer casa. Seja em S, em U ou em copo, a função do sifão é conectar o lavatório (ou cuba) a conexão. Tal atividade impede que o mau cheiro ou os gases do encanamento voltem para dentro do local. Isso significa que, caso tenha algum tipo de problema com ele, os gases provenientes do esgoto ficarão bem evidentes, causando um grande desconforto.

Pode parecer ser uma peça simples, mas a função dele é muito importante. Afinal, ele conecta o lavatório(ou cuba) com a tubulação de água. Além de evitar que os gases e mau cheiro voltem para o ambiente, caso ele não seja de boa qualidade, pode ter um vazamento e estragar outros materiais (como pisos, azulejos, gabinetes e etc.).

 

Vários modelos de sifão

Existem alguns tipos de sifões e possuem a mesma função. A diferença está nos tamanhos e formatos. O sifão rígido que tem um copo para reter o líquido é utilizado quando a saída da pia está alinhada com o esgoto. Já o flexível – aquele que tem um tubo flexível – é utilizado quando não há esse alinhamento e é preciso fazer algum tipo de curvatura (U ou S) para formar o fecho hídrico.

 

Como escolher o sifão

Além de considerar o modelo e tamanho de sifão que mais se adeque à sua pia, lavabo, tanque e etc., é preciso ter certeza que você escolheu uma peça de qualidade. Para tanto, verifique se a empresa que fabrica o sifão possui certificações, se seguem as normas técnicas de produção da peça e o tempo de garantia que oferecem. Todos esses pontos – alinhados à uma instalação realizada por um bom profissional vão garantir tranquilidade na execução da sua obra.

Caso você tenha alguma dúvida mais específica, deixe um comentário ou fique à vontade para nos enviar um e-mail.

Omni Ope e seus produtos GTRES estão aqui para te ajudar!