Como escolher e instalar as barras de apoio

Como escolher e instalar as barras de apoio

Uma das maiores preocupações que as pessoas com dificuldade de mobilidade possuem é de se acidentarem no banheiro. O tipo de piso (um pouco mais escorregadio) e o fato do ambiente ficar mais molhado que os demais facilitam possíveis quedas.

Para evitar esse tipo de situação e aumentar a autonomia desses indivíduos é possível fazer a instalação de alguns itens adicionais, como barras de apoio.

 

A norma técnica NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos – estabelece critérios e parâmetros técnicos que devem ser considerados no momento de construção, instalação ou adaptação de espaços. O objetivo é dar – com segurança – condições de mobilidade e autonomia para pessoas com diferentes tipos de limitação física.

De acordo com essa norma, próximo ao vaso sanitário, devem ser instaladas barras horizontais e de transferência (com cerca de 80 cm cada) e estarem a 75 cm do chão.

No caso do box, devem ser instaladas uma barra de apoio reta (com 70 cm, aproximadamente) e outra barra angular, em forma de L (com as mesmas medidas).

Tais indicações – obviamente – devem ser seguidas à risca em ambientes comerciais. Nas residências, é importante que a instalação seja feita visando o conforto da pessoa que possua necessidades especiais. De qualquer forma, como a norma foi definida por especialistas, acompanhar essas instruções pode auxiliar muito no momento da instalação.

O mais importante para segurança – além dos locais corretos para inserir esses itens – é confirmar se as barras possuem diâmetro maior que 32 mm, se suportam 150kg, se estão a uma distância mínima de 40 mm entre sua base de suporte (parede, painel, entre outros) e se a face interna da barra – por fim – é resistente à corrosão. Todos esses requisitos são exigidos pela norma. Nesse sentido, garantir tais pontos é fundamental para que a pessoa possa utilizar as barras de apoio com tranquilidade.

Nós possuímos os mais diferentes produtos que podem ajudar a tornar o ambiente mais acessível – desde bancos articulados até barras de apoio retas e angulares – e todos seguem os critérios estabelecidos pela NBR 9050.

 

Confira nossos produtos nesse link e, caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para contato@omniope.ind.br. Ficaremos felizes em te ajudar!